Controle Tecnológico de Concreto

                                                                                                                 
Concreto.
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizado na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa especifica, granulometria, etc.).

NBR NM 67-1998 - Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.

A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto. O termo Consistência esta relacionado a caracteristicas inerentes ao próprio concreto e está mais relacionado da massa e a coesão entre seus componentes.Conforme modificarmos o grau de umidade que determina a cosistência, alteramos também suas características de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformação do concreto perante aos esforços. Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test,

NBR 5738-2003 - Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova


Concreto Fresco - O Controle Tecnológico do concreto é de extrema importância para avaliar o desempenho do sistema PAREDE DE CONCRETO. O controle que pode confirmar se o material apresenta ou não as características indicadas no projeto. além de identificar e corrigir problemas de eventual, o a conformidade do projeto. este ativo mostra os procedimentos para o controle tecnológico nos dois momentos ao receber o concreto na obra (estado fresco) e na aceitação da estrutura ( concreto endurecido).

NBR 5739 =2007-Ensaio de compressão de corpo-de-prova cilindricos 
                                         

Resistência (fck): O cálculo de uma estrutura de concreto é feito com base no projeto arquitetônico da obra e no valor de algumas variáveis, como por exemplo, a resistência do concreto que será utilizado na estrutura. Portanto, a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck) é um dos dados utilizados no calculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal).
NBR 05741 - 1993 - Extração e preparação de amostras de cimentos:                                                                  

O cimento Portland é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminicatos complexos, que, ao serem misturados com a água, hidratam-se, formando uma massa gelatinosa, finamente cristalina, também conhecida como "gel". Esta massa, após contínuo processo de cristalização, endurecido, oferecendo então elevada resistência mecânica.
Ele pode ser definido também, como sendo um Aglomerante, Ativo e Hidráulico.


Aglomerante, pois é o material ligante que promove a união dos grãos de agregados.
Ativo, por necessitar de um elemento externo para iniciar sua reação.
Hidráulico, porque este elemento externo é a água.
Concluímos então que a água tem um papel de destaque dentro da engenharia do concreto, tão importante que a relação entre o peso da água e o peso do cimento dentro de uma mistura recebeu o nome: fator água cimento (A/C).

Agregados para Concreto.

Agregados são materiais que, no inicio do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe "corpo", tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto.
Devemos ter em mente que um bom concreto não é o mais resistente, mais o que atende as necessidade da obra com relação à peça que será moldada. Logo, a consistência e o modo de aplicação acompanham a resistência como sendo fatores que definem a escolha dos materiais adequados para compor a mistura, que deve associar trabalhabilidade à dosagem mais econômica.